Terminado o segundo trimestre do ano, saiu a 14ª edição da Newsletter Corporativa da Hipoges na qual poderá encontrar notícias que o mantêm atualizado sobre o setor imobiliário, dados e informações relevantes relacionados com as diferentes áreas onde a empresa atua, bem como outras peças mais focadas nas pessoas da equipa Hipoges. Como tal, lançamos hoje a entrevista da Newsletter Corporativa Hipoges 2Q 2022 em que Hugo Raposo, Director of Human Resources, partilha algumas palavras sobre o seu percurso profissional, os seus desafios e conquistas, e a sua equipa Hipoges.
Entrevista a Hugo Raposo na Newsletter Corporativa da Hipoges
Quem é Hugo Raposo? Fale-nos um pouco sobre si e sobre a sua trajetória.
“Sou um Lisboeta, de 39 anos, orgulhoso da sua ascendência beirã. Normalmente envergonhado, sou competitivo e opinativo q.b., principalmente quando os temas estão relacionados com gestão de pessoas. Apaixonado por desporto, mantive a prática de andebol durante 15 anos e aprendi lições valiosas nas vitórias e nas derrotas.
Gestor de recursos humanos de formação, as minhas experiências profissionais têm vindo a ser divididas entre consultoria e funções em departamentos de recursos humanos, tendo trabalhado em vários setores e para várias geografias. No início de 2018 juntei-me à Hipoges, e que viagem tem sido! Têm sido mais de 4 anos cheios de bons desafios, muito trabalho, boas pessoas, e um orgulho imenso no que temos atingido, nos recursos humanos, e enquanto empresa. Mesmo sabendo o quanto ainda temos para concretizar e o quanto podemos melhorar, a diferença do que fazemos todos os anos e a diferença face ao passado, faz-me ansiar pelo desafios e conquistas ainda virão.”
Quais são as suas responsabilidades diárias?
“Atualmente, e com a alteração das minhas funções no início deste ano, as minhas principais responsabilidades são liderar o departamento de recursos humanos corporativo, que chamamos de HR Global. A nossa principal responsabilidade é a definição e implementação das políticas, procedimentos e sistemas de recursos humanos para todas as geografias e negócios da empresa, bem como, a integração de novos Países e novas empresas, trabalhando em conjunto, com as equipas locais de RH, e com os líderes da empresa, para a melhoria da gestão das pessoas.”
Quais são os desafios de uma posição como a sua?
“O principal, certamente comum a todas as áreas da empresa, é, como implementar a mudança e melhoria de políticas, procedimentos e sistemas num comboio a alta velocidade, que não tem tempo para parar, mas ao mesmo tempo precisa dessa mudança para consolidar novas formas de lidar com todos os desafios diários, e de longo prazo.
Destaco ainda o desafio de influenciar e reforçar uma cultura organizacional, em que a devida gestão estratégica das pessoas é o ponto focal, para o atingimento dos objetivos das pessoas e para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.”
E o que mais gosta na sua posição?
“A possibilidade que me dá para contribuir para o negócio através das pessoas. Gosto muito da componente de gestão pura, da sua análise e objetividade, mas admito que o que me faz ganhar o dia são aqueles momentos em que, de uma forma ou outra, conseguimos fazer a diferença numa pessoa, numa equipa, ou na própria empresa.”
Na sua opinião, quais são os principais atributos que um diretor na sua área necessita de ter?
“Como base na experiência, a própria e a obtida através de observação, acredito que há 4 pilares principais: a integridade; a competência profissional; a colaboração/trabalho em equipa; e a resiliência. Há muitos outros, mas que apesar de serem relevantes por si próprios, só ganham relevância e impacto nas pessoas e nos resultados se forem alimentados por estes 4 atributos base.”
Quais são as perspetivas futuras do mercado em que se desenvolve a Hipoges?
“São as melhores. Enquanto empresa temos vindo a duplicar de dimensão a cada 2 anos, temos investido no desenvolvimento no negócio, ao mesmo tempo que diversificamos as áreas de atuação e trazemos novas competências para o Grupo. Com mais de 1000 pessoas, nas várias geografias, somos uma das maiores referências na Península Ibérica, e no Sul da Europa.”
Qual é o atributo que destacaria da sua equipa?
“Destaco um estrangeirismo, que não é de fácil tradução, o nosso drive. É esse drive que nos alimenta, que nos faz querer mais, que nos orienta às “coisas” das pessoas, aos resultados, mas que também, por vezes, nos confronta com ambições irrealistas e nos faz crescer. É uma ambição especial que cada individuo tem e que toda a equipa de HR, independentemente da localização, partilha.”
Finalmente, o que diria a alguém que acabou de se juntar à Hipoges?
“Muitos Parabéns! Esta é sem dúvida uma experiência que te vai marcar e ajudar no teu crescimento pessoal e profissional. Conta com os teus colegas, chefias e com os recursos humanos para te ajudar na viagem.”
A Hipoges aposta no seu desenvolvimento interno, sendo fundamental dar a conhecer com maior profundidade as pessoas que trabalham nos diferentes departamentos da empresa, bem como a sua opinião sobre o setor. Por isso, na Newsletter Corporativa da Hipoges podemos encontrar sempre uma entrevista com uma dessas pessoas, de forma trimestral.
Se está interessado em saber mais, não perca as últimas notícias sobre a empresa, os eventos em que a Hipoges participa, novas aquisições, desafios e muito mais.