Num mundo onde a tecnologia e a digitalização são uma realidade, tanto informações pessoais como informações com que se trabalha diariamente, estamos mais expostos a ataques (ou ciberataques). Por esta razão, o Grupo Hipoges viu a necessidade de começar a desenvolver um sistema que gerisse a segurança da informação (ou SGSI) de uma forma mais focada. Estes sistemas são desenvolvidos com a principal tarefa de proteger a integridade e privacidade dos dados dos clientes, colaboradores, fornecedores, etc..
Com esta necessidade crescente, e a partir dos departamentos de Compliance e IT, a Hipoges desenvolveu de forma mais aprofundada os seus sistemas e obteu a certificação ISO 27001, pelo seu compromisso com a cibersegurança e com a proteção de dados. A certificação recentemente obtida foi emitida pela empresa independente Applus+.
O desafio da cibersegurança e da proteção de dados
Durante a auditoria realizada pela Applus+, em Setembro deste ano, o nosso Chief Technology Officer, Tomas Suárez, assegura que os nossos SGSI “são satisfatoriamente cumpridos e dentro dos regulamentos estabelecidos“.
Esta identificação foi emitida por duas organizações de prestígio. Por um lado, a Organização Internacional de Estandardização (ISO) e, por outro, a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC). Da mesma forma, para a obter, tivemos de passar uma auditoria ao nosso Sistema de Gestão da Segurança da Informação, um teste que a Hipoges superou com sucesso.
Proteção de dados de clientes, colaboradores, fornecedores e equipamentos
A proteção de dados é essencial para a Hipoges. Com a adequada atualização e manutenção dos sistemas, é necessário mitigar os possíveis problemas no processamento de dados, reforçando a infraestrutura contra qualquer tipo de ciberataque. “O compromisso da Hipoges com a cibersegurança e a proteção dos dados dos seus clientes tem sido, durante anos, um ponto chave na gestão das tecnologias de informação. Não compreendemos uma utilização da tecnologia que não esteja totalmente integrada com a própria segurança. Esta é uma clara mais-valia na gestão que fornecemos aos nossos clientes“, diz Tomas Suárez.
A certificação ISO 27001 tem como responsabilidades e boas práticas a reestruturação da estrutura de IT da empresa, a adaptação de práticas com a realidade dos negócios, e a avaliação das lacunas de cibersegurança e possíveis riscos.
A obtenção desta acreditação demonstra o desejo da Hipoges de continuar a garantir que funciona de acordo com as mais rigorosas normas de segurança, prosseguindo o propósito de garantir a integridade da informação de cada uma das pessoas do seu pessoal, equipamentos e, claro, clientes.