Na última quarta-feira, 28 de fevereiro, o nosso Chief Business Development Officer, Luigi Izzo esteve presente na 4ª edição do NPL Days Italia organizado pela DD Talks. A Hipoges participou no evento como Gold Sponsor, que se realizou no luxuoso Excelsior Hotel Gallia em Milão.
Entre um total de 33 speakers, Luigi teve a oportunidade de partilhar a sua opinião e conhecimento sobre oportunidades de investimento NPL/UPT no mercado italiano no painel Oportunidades de Investimento e Mercado Secundário.
A quarta edição do NPL Days Italy contou com seis painéis enriquecedores, que contaram com a participação de 190 participantes e 89 empresas relevantes, maioritariamente de Itália e do Reino Unido, da indústria de NPL.
Painéis da 4ª Edição NPL Days Italia da DD Talks
Depois de dar as boas-vindas a todos os patrocinadores e participantes da quarta edição do NPL Days Italia da DD Talks, começaram as primeiras palestras, apresentando primeiro e de forma global, o mercado italiano de NPL.
Durante este primeiro debate, foram levantadas as diferentes propostas que o governo italiano oferece para NPLs, foram consideradas diferentes opiniões sobre se a renovação da garantia de segurança nos NPLs é viável ou não, tendo em conta a incerteza nas intervenções regulatórias no sector bancário. e os seus possíveis efeitos. Além disso, não ignoraram a situação macroeconómica, especialmente em Itália e no Médio Oriente.
Depois de uma primeira pausa para tomar café e reforçar a rede notworking, o segundo debate apresentou, nos mesmos moldes do anterior, um panorama do mercado de UTP. Quais são as taxas de transição de empréstimos improváveis ou rentáveis? Foram propostas estratégias de reestruturação para aumentar os empréstimos na sua segunda fase, bem como as formas mais eficientes de explorar todo o potencial do mercado de UTP.
Após uma pequena pausa na reta final da manhã e feitas as abordagens gerais ao mercado de NPL e UTP, realizaram-se mais quatro painéis específicos. A meio da manhã e antes do intervalo para almoço, aconteceu o painel sobre as novas tendências em tecnologia.
A importância do desenvolvimento de tecnologias em todos os campos é uma realidade inegável. Desta forma e com foco neste setor, os speakers discutiram como a inteligência de crédito pode oferecer maiores soluções para credores e instituições com gestão completa de crédito. A inovação das salas de dados virtuais nas próximas gerações, ferramentas de avaliação de propriedades e plataformas automatizadas, blockchain, gestão inteligente de edifícios e sistemas de monitorização em tempo real, bem como a última tendência em inteligência artificial no crédito de gestão de propriedades destacaram a importância da tecnologia em quase mais de uma hora de debate.
O quarto painel apresentado após o intervalo para almoço tratou de um tema de grande relevância, serviços seguros e não seguros. Entre os vários comentários, falou-se sobre o desempenho em carteiras com GACS, as melhores soluções de redução de risco ou como enfrentar o aumento dos custos. Além da proposta do Governo sobre a rentabilidade dos investimentos em NPLs e as implicações operacionais para os servicers.
O penúltimo painel da quarta edição do NPL Days Italia levantou o tema dos desafios e oportunidades do mercado imobiliário. Como primeiro ponto, foi considerado o comportamento do mercado imobiliário desde o ano passado até o presente de todos os tipos de ativos (comerciais, residenciais, industriais, etc.). Foram desenvolvidas tendências e previsões para leilões imobiliários na Itália, possíveis formas de superar longos procedimentos de recuperação e formas de garantir serviços que os integrem em oportunidades de investimento para ativos problemáticos, bem como a importância de manter os critérios ESG e os seus possíveis benefícios. Na última discussão, o nosso Chief Business Development Officer, Luigi Izzo, abordou as principais oportunidades de investimento emergentes que deverão continuar a surgir no mercado secundário, incluindo o desinvestimento de investimentos por fundos e o interesse em carteiras não essenciais. Incerteza em torno do impacto dos valores da Conversão Assistida pelo Governo (GACS) e dos Disjuntores Miniatura (MCC). No contexto do mercado financeiro italiano, Luigi explicou o potencial das transações de plataforma no mercado secundário italiano. Isto poderia envolver plataformas, acordos de fusões e aquisições e a influência da Diretiva Simplificada de Fusões (SMD) em pequenas entidades regulamentadas pelo Artigo 115 da TULPS (Lei Consolidada de Segurança Pública).
Para encerrar o evento da melhor forma, houve um cocktail, ideal para um momento de networking enriquecedor. Assim, chegou ao fim a 4ª edição do NPL Days Italia organizado pela DD Talks, um sucesso retumbante. Da parte da organização do evento, houve umas palavras de orgulho e agradecimento:
“Estamos imensamente orgulhosos do sucesso da 4ª edição do NPL Days Italia e dos debates dinâmicos e enriquecedores entre os participantes. A conferência reuniu um grupo diversificado de partes interessadas do setor dos NPL, incluindo bancos, empresas de gestão de ativos, investidores, prestadores de serviços e empresas de tecnologias, todos convergindo para enfrentar os desafios e oportunidades que os NPL apresentam no atual clima económico.
Um dos destaques do evento foi a discussão aprofundada sobre a evolução do panorama dos NPL. Os especialistas partilharam as suas perspetivas sobre a importância de estratégias inovadoras para a gestão de NPL e o papel da tecnologia na melhoria da eficiência dos processos de resolução de NPL.
As oportunidades de networking foram uma parte crucial do evento, permitindo aos participantes estabelecer novas ligações e parcerias que poderiam abrir caminho a esforços de colaboração para resolver problemas de NPL.”
“Estamos muito entusiasmados e agradecidos pelo feedback positivo recebido dos participantes e estamos empenhados em continuar os nossos esforços para facilitar discussões significativas sobre a gestão e resolução de NPL em eventos futuros.”